quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Projeto Político Pedagógico da Escola :um legado de intenções políticas e pedagógicas para o processo de inclusão

A escola enquanto instituição social com finalidades políticas e pedagógicas intrinsecamente ligadas ao processo de ensino e de aprendizagem,,precisa responder ao anseios e necessidades da sociedade procurando caminhos para atender as necessidades de cada aluno em processo de formação, para  assim poder contribuir plenamente e significativamente na formação pessoal e social de cada individuo.
Diante desse contexto é preciso destacar a necessidades da escola planejar ações políticas e pedagógicas que atendam as necessidades da prática educativo que ultrapassa os muros da escola, chegando aos aspectos mais complexos do mundo pós contemporâneo.Essas ações serão refletidas por meio do Projeto Político Pedagógico da Escola elaborado pela comunidade escolar a fim de construir juntos estratégias que promovam e ofereçam uma educação de qualidade, sempre tendo como foco a aprendizagem do aluno, onde todos tem os mesmo direitos de aprender em um mesmo espaço de construção e de reconstrução.
Sob a necessidade de se oferecer uma escola para todos, é relevante ressaltar sobre a importância do Projeto Político Pedagógico da Escola, refletir sobre a necessidade de tornar a escola, em um espaço de inclusão social, propondo condições essenciais e significativas para inserção ou inclusão dos indivíduos com algum tipo de Necessidades Especiais no contexto da escola, não apenas nos aspectos teóricos afirmando que a escola realiza um  fazer inclusivo,mas estabelecer intenções políticas e pedagógicas voltadas para o atendimento aos alunos com NE.Assim,  o PPP da escola precisa propor ações e estratégias de inclusão,,oferecendo as diversas possibilidades da realização de uma prática docente que atenda e que favoreça a inclusão de todos os indivíduos.Assim, nesse processo de  levar a escola a refletir por meio de seu Projeto Político Pedagógico sobre a necessidade de criar caminhos de inclusão,proporciona a escola a realizar espaços de formação no contexto escolar com todos os profissionais da escola, com o objetivo de discutir sobre as diversas estratégias que possibilitam a realização de um ato educativo inclusivo, levando EDUCAÇÃO COM QUALIDADE A “TODOS”.É importante também, discutir sobre o uso das diversas tecnologias presentes na sociedade que permitem a construção de uma sociedade inclusiva, as quais facilitam a vida dos indivíduos com NE e ao mesmo tempo, a própria ação pedagógica do professor,pois os instrumentos tecnológicos ligados a acessibilidade permitem uma maior comunicação entre o aluno e o próprio objeto de conhecimento. Sendo assim, se faz necessário está presente nas ações estabelecidas no PPP da escola atividades didático-pedagógico inclusivo, as quais, alem da construção de rampas, adequação de portas, banheiros e outros ligados a infra-estrutura física da escola, é preciso também definir possibilidades de ações assistivas que promovam a realização das atividades didáticas e pedagógicas na escola e na própria sala de aula.Precisa-se assim, que a comunidade escolar pense junto projetando no PPP intenções que prepare a escola para a realização de uma escola PARA TODOS, promovendo atividades e adequando a escola de tecnologias assistivas, a fim de promover e de tornar a escola em espaço um fazedor  e construtor de uma sociedade inclusiva.O Projeto Político Pedagógico da Escola, é o instrumento norteador para a elaboração de ações política e pedagógicas voltadas para a realização de uma educação inclusiva.



3 comentários:

  1. Oi, Aldeci...
    Achei o seu blog belíssimo e acredito que você fará um TCC completo, riquíssimo...Nas minhas pesquisas buscando fontes encontrei um site que tenho certeza que vai te ajudar bastante. Tô deixando aqui,viu
    http://deficienciavisualsp.blogspot.com/2009/04/blog-post.html
    Espero que possamos fazer um TCC do qual todos nós nos orgulhemos e se encontrar alguma fonte de pesquisa legal pra mim, tô de cá te espera, ok?
    Beijão!!
    Sonia Pereira
    Angicos

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  2. Estou cursando o terceiro semestre, licenciatura em pedagogia, meu objetivo é trabalhar na área da inclusão.é uma área que precisa de muito preparo e dedicação. Gostei, essa matéria vai enriquecer ainda mais meu conhecimento. obrigada.

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  3. Estou cursando o terceiro semestre, licenciatura em pedagogia, meu objetivo é trabalhar na área da inclusão.é uma área que precisa de muito preparo e dedicação. Gostei, essa matéria vai enriquecer ainda mais meu conhecimento. obrigada.

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