domingo, 8 de agosto de 2010

TECNOLOGIAS ASSISTIVA E ADAPTAÇÕES DE ACESSO AO COMPUTADOR

MÁSCARA DE TECLADO OU COLMÉIA DE ACRÍLICO → É uma placa de plástico ou de acrílico transparente onde são feitos furos do tamanho das teclas e que quando fixada a certa distância acima do teclado evita que a pessoa que apresenta movimentos involuntários aperte todas as teclas ao mesmo tempo. 
TECLADOS ALTERNATIVOS → Os teclados alternativos podem ser reduzidos ou ampliados. O teclado expandido possui letras maiores, em alto contraste e com menor número de informações na prancha.
O teclado reduzido é utilizado quando a pessoa tem boa coordenação, mas pequena amplitude de movimento. 
TECLADO SENSÍVEL → O teclado sensível é uma prancha que pode ser programada em zonas de tamanhos variáveis. Funciona associado a um programa que realiza a programação do número de informações, local de pressão e que pode estar ou não associado a um sintetizador de voz. 
MOUSE ADAPTADO → o usuário não precisa movimentar o mouse, basta tocar botões fixos. Existem vários modelos: mouse com 5 botões, cada um deles faz o cursor andar para uma direção e o último é o do click ou double click; mouse cujo movimento do cursor acontece através de rolos; mouse em formato de caneta, entre outros. 
TELA SENSÍVEL AO TOQUE → É um tipo de tela sensível à pressão, onde o usuário com o dedo na tela comanda o cursor do mouse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário